Cidadão pode ajudar a Prefeitura a fiscalizar obras em calçadas e ruas

A população pode ajudar a Prefeitura de Curitiba na fiscalização das obras de empresas de telefonia, saneamento, eletricidade ou qualquer intervenção que perfure calçadas e ruas da cidade. Denúncias e reclamações podem ser feitas pela central telefônica 156, que atende 24 horas por dia, mesmo nos finais de semana e feriados.

As obras subterrâneas em vias públicas dependem de autorização da Comissão de Obras de Curitiba (COC), setor da URBS que também fiscaliza a recuperação do piso depois do trabalho. A equipe da COC conta com o apoio do cidadão, que pode denunciar a demora no término na obra, a falta de proteção adequada em torno das escavações ou a falta do alvará necessário para o trabalho.

Desde o começo do ano a COC já concedeu 3860 autorizações para obras subterrâneas, de manutenção ou de implantação de novas redes de telecomunicações, eletricidade, água e esgoto. "A cidade cresce rápido, e as empresas que prestam esses serviços precisam ampliar a oferta. Também existem redes muito antigas precisando de manutenção, especialmente na região central da cidade", explica Guacira Civolani, coordenadora da COC.

Por isso, segundo Guacira, é preciso muito critério na hora de conceder os alvarás. "Procuramos manter um equilíbrio responsável entre a necessidade das empresas e a segurança dos pedestres e motoristas que circulam nas vias públicas", afirma ela.

Quando a COC recebe os pedidos de autorização para obras, algumas regras básicas são levadas em consideração. Em primeiro lugar, existe a exigência de recomposição do pavimento, ou seja, a empresa tem que deixar a calçada ou a rua em perfeitas condições de uso depois que executar o trabalho. Também não são permitidas escavações em calçadas num trecho maior do que 30 metros. Se a obra é maior, tem que ser feita em etapas.

Quando a obra vai precisar interromper o tráfego numa rua, a autorização é concedida apenas para o final de semana, salvo casos emergenciais. Estes bloqueios são informados toda sexta-feira na página de internet da Prefeitura de Curitiba, para que os motoristas possam planejar bem o itinerário antes de sair de casa. Quando não for possível evitar as ruas com obras, a orientação da COC é para que o motorista procure sair mais cedo e chegue ao destino com tranqüilidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo