A Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC) assinou na manhã desta sexta-feira, convênio com a União Nacional das Associações de Proteção à Maternidade e à Infância (UNAPMI), entidade filantrópica filiada à Organização Mundial da Família e à Organização das Nações Unidas (ONU). Sediada em Paris, França, a Unapmi mantém um escritório da presidência aqui em Curitiba.
O convênio prevê a participação de Curitiba no Plano de Ação 2005/2015, que prevê reforçar as políticas públicas para o desenvolvimento social do trabalhador e sua família.
O Plano de Ação será discutido pela Cúpula Mundial da Família, que acontece de 06 a 09 de dezembro, na cidade de Sanya, província de Hainan, na China. Segundo a presidente da Organização Mundial da Família, Deise Noeli Weber Kusztra, esta nova parceria com a administração pública de Curitiba significa ampliar a discussão sobre o desenvolvimento social dos cidadãos envolvendo o governo, o mercado que representa o setor privado, e a família curitibana.
"A CIC está entrando definitivamente no comitê da responsabilidade social das empresas para um acréscimo na melhoria de vida dos seus trabalhadores e suas famílias", explicou a presidente, lembrando que esta tática de ação é uma resposta ao apelo do secretário-geral da ONU, Kofi Anan, de que "neste 3º milênio as entidades privadas teriam cerca de três anos para implementar o desenvolvimento social nas suas comunidades, com a participação do poder público. E a CIC já é uma parceira nesse sentido", concluiu.
Como primeira ação prática desta parceria, logo após a realização da Cúpula Mundial da Família, na China, será realizado em Curitiba o primeiro seminário para trabalhadores de empresas da Cidade Industrial, que deve acontecer nos dias 18 e 19 de dezembro. O convênio formalizado nesta sexta-feira prevê também a preparação de agentes que vão participar das ações como cursos, palestras e treinamentos.
Programas que voltados à qualidade de vida no trabalho, levando em consideração que o relacionamento humano vem na frente de qualquer atribuição ou tarefa, fazem parte das ações da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, segundo explica o presidente Paulo Henrique Munhoz da Rocha.
"Com esta parceria será possível aprender as diretrizes, posturas e táticas usadas pela principal instituição que trata dos direitos humanos no mundo, que é a ONU. Modelo que terá continuidade agora na nossa capital, que já desenvolve ações nessa área".
A CIC realiza uma série de atividades com o programa Empresa Saudável, que incentiva as companhias a adotarem práticas de atenção à saúde e qualidade de vida dos trabalhadores, familiares e comunidade.
É uma iniciativa que faz parte de um programa maior, o "Vida Saudável", que tem por meta elevar a qualidade de vida da população de toda a cidade.
Coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, o Vida Saudável tem como uma de suas vertentes os chamados "ambientes saudáveis", envolvendo empresas, universidades e escolas – ambientes onde as pessoas passam boa parte do tempo.
No caso das empresas, o objetivo é criar uma rede de companhias que desenvolvam ações para a saúde e qualidade de vida de seus funcionários e familiares e para a comunidade. Além de reconhecer e valorizar as empresas que possuam práticas bem-sucedidas, o programa busca estimular outras empresas a adotarem ações voltadas à melhoria da saúde de seus trabalhadores e da comunidade, dentro do conceito de responsabilidade social.