Chuvas: território do tamanho do Brasil ficou sob as águas este ano

Nunca, desde que as chuvas começaram a ser registradas cientificamente, o planeta sofreu tantas inundações como neste ano. A conclusão é da Organização Mundial da Meteorologia (OMM), agência especializada da ONU.

Segundo a entidade, sediada em Genebra, mais de 17 milhões de pessoas foram atingidas pelas chuvas em 80 diferentes países durante os oito primeiros meses do ano. O número de mortes é surpreendente: 3 mil vítimas, principalmente nos países em desenvolvimento, que são mais vulneráveis aos efeitos das catástrofes ambientais.

Os prejuízos econômicos também bateram recorde. Segundo a OMM  os governos terão que gastar mais de US$ 30 bilhões (R$ 90 bilhões) para reparar os danos das chuvas. A organização informa que cerca de oito milhões de quilômetros quadrados ficaram sob a água, uma área equivalente ao território brasileiro.

?Esses eventos climáticos não são normais?, afirma a OMM. Na China, onde mais de 600 mil pessoas foram prejudicadas, as chuvas atingiram níveis nunca vistos em mais de mil anos. Na Europa, a enchente nos rios Vltava e Elba foram as maiores nos últimos 250 anos.

Na avaliação do diretor do Programa Climático Mundial, Kenneth Davidson, não resta dúvidas que a freqüência das catástrofes está aumentando. ?A perspectiva é de que essa tendência continue em razão das mudanças climáticas causadas principalmente pela atividade humana?, afirmou o especialista.

Ele lembra que, enquanto milhões são afetados pelas chuvas, cerca de 13 milhões de pessoas não tem o que comer devido à seca no sul do continente africano. Segundo Davidson, a humanidade não pode evitar as inundações ou secas, mas pode diminuir seus impactos sobre as vidas das populações.

Exatamente para tentar minimizar os efeitos do clima, a Comissão Européia propôs, hoje, a criação de um fundo europeu contra catástrofes climáticas. O projeto ainda deve ser avaliado pelos países, mas certamente será em recebido pelos países que, neste ano, tiveram que enfrentar as piores enchentes de suas histórias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo