A chuva que caiu em várias regiões do Paraná, no final de semana, não alterou de forma significativa a situação dos mananciais utilizados para o abastecimento público.

continua após a publicidade

Apesar de ter chovido em quase toda a área de abrangência da Unidade Regional da Sanepar de Telêmaco Borba, as cidades de Ventania, Arapoti, Piraí do Sul e Rio Bonito permanecem em estado de alerta. O distrito de Bairro dos Franças continua em racionamento.

Em Cascavel, permanece o problema crônico no distrito de Rio do Salto. Caminhões-pipa por dia completam o abastecimento da localidade. Em Rio do Salto, desde o início da estiagem no começo do ano, a a vazão da mina e do poço que abastecem a população não foi recuperada. A Sanepar já perfurou um poço e a conclusão das obras está prevista para dentro de 10 dias.
Na região de Foz do Iguaçu, a cidade em situação crítica é Medianeira. O rio continua em 40% abaixo do nível normal e não choveu no final de semana. Por ora, não há risco de racionamento.

Se não chover até final do mês na região de Cornélio Procópio, poderão entrar em rodízio os sistemas de abastecimento de Curiúva e Sapopema.

continua após a publicidade

A situação de risco também permanece para Saudades do Iguaçu, onde o volume de chuva no final de semana foi pequeno e não trouxe contribuição para o manancial.

Na região de Francisco Beltrão, a chuva não foi suficiente para recuperar as minas e rios. Identificou-se pequena elevação no nível dos mananciais, mas a situação ainda é crítica.

continua após a publicidade

Já nos municípios atendidos pela regional de Santo Antônio da Platina, houve precipitação média de 60mm, o que garante o abastecimento por mais 15-20 dias.

As regiões de Maringá, Umuarama e Litoral não enfrentam problemas com a estiagem.