O vendaval e a chuva que caiu nesta quarta-feira em todo o Paraná causaram estragos em vários municípios. Os mais atingidos foram Lapa, Pitanga, Quatro Barras, Medianeira, Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Ponta Grossa, Maringá e Rio Bonito do Iguaçu. Começou a chover na região de Foz do Iguaçu por volta das 18h30 e no decorrer da noite a chuva foi atingindo todo o Estado.
Segundo a Defesa Civil Estadual, em torno de 500 casas foram atingidas no Paraná e em alguns pontos das cidades citadas ficaram sem luz por alguns minutos. “É bastante comum a queda de energia durante vendavais porque as árvores costumam cair sobre as linhas de energia. Entretanto a Copel costuma trabalhar rápido, resolvendo rapidamente essas situações”, explicou o Capitão Genero, da Defesa Civil. A BR 466, em Pitanga, foi interditada por algum tempo, devido ao alagamento da pista.
Segundo o Simepar, houve a ocorrência de granizo nas regiões Centro e Sul do Estado e em Curitiba. Na tarde desta quinta-feira chove em quase todo o Estado, menos na Região dos Campos Gerais, Foz do Iguaçu, Curitiba e Litoral. Também foram registradas chuvas fortes em Francisco Beltrão, Guarapuava e no Norte do Paraná. Deve chover ainda essa noite na capital e no Litoral paranaense.
Marcelo Brauer, meteorologista do Simepar, explicou que a ocorrência de chuvas fortes é comum nessa época do ano. “Durante a primavera e o verão o calor favorece a formação da chuva forte, localizada e rápida, com raios, granizo e ventos principalmente no período da tarde”, salientou o meteorologista.