Foto: Valquir Aureliano |
A partir de amanhã, no Paraná há risco de chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de até 70 Km/hora. |
Brasília – A Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Entre hoje (24/04) e quinta-feira (26/04), áreas de instabilidade associadas à atuação de uma nova frente fria na região Sul provocarão pancadas de chuva em Santa Catarina. Em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 70 Km/hora. Nesta terça-feira (24/04) e amanhã (25/04), não se descarta a possibilidade de chuva de granizo localizado.
Hoje (24/04) e amanhã (25/04), a chuva atingirá o Rio Grande do Sul, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 50 e 70 Km/hora. Há risco de temporais isolados e da ocorrência de granizo localizado.
No Paraná, amanhã (25/04) e quinta-feira (26/04), áreas de instabilidade associadas à atuação de uma nova frente fria na região Sul provocarão pancadas de chuva. Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de até 70 Km/hora. Na quarta-feira (25/04), o alerta é válido para o oeste e sudoeste do Estado, inclusive com a ocorrência de granizo localizado. Na quinta-feira (26/04), os temporais isolados poderão atingir todo o Estado.
Entre quinta-feira (26/04) e sexta-feira (27/04), nos três Estados da região Sul, a atuação de uma nova massa de ar polar provocará acentuado declínio de temperaturas, cerca de 8 a 10 graus. Recomenda-se uma atenção especial aos moradores de rua. Ressalta-se que a sensação térmica será de temperaturas mais baixas devido aos ventos do quadrante sul.
A Sedec recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).