Brasília – Nesta quinta e sexta-feira (31/08 e 1º/09), novas áreas de instabilidades provocarão chuvas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento de 50 a 60 quilômetros por hora no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Nas regiões oeste e sul de São Paulo e no sul e no centro do Mato Grosso do Sul, a intensidade das rajadas de vento será de 40 a 60 Km/h. Os alertas foram enviados nesta quarta-feira (30/08) pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional.

continua após a publicidade

A Sedec orienta a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Alerta-se, também, evitar o tráfego em locais sujeitos a alagamentos e que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e estimular a população, governos e municípios a adotarem medidas preventivas. Informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orientaram o envio de alerta aos estados da região Sul, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

continua após a publicidade