Chuva forte atingirá dez estados, alerta Defesa Civil

Brasília ? A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta para a ocorrência de chuva forte, entre hoje e quarta-feira (30, 31/10 e 01/11), em São Paulo, em Santa Catarina, no Paraná, no Rio Grande do Sul, da Bahia, no sul do Piauí, no sul do Maranhão, no Mato Grosso do Sul e no leste e sul do Pará. Hoje e amanhã (30 e 31/10), a chuva deverá atingir Tocantins.

A Sedec informa que, em alguns momentos, a chuva poderá vir acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 50 km/hora no Maranhão, no Pará, no Piauí e principalmente no centro-norte e norte da Bahia. No estados de São Paulo, de Santa Catarina, do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul as rajadas de vento deverão ficar entre 50 e 60 km/hora, principalmente no oeste e meio-oeste catarinense; no oeste, sudoeste e centro paranaense; no oeste e sul gaúcho; no oeste e norte paulista, na tarde de hoje (30/10), e em todas as regiões paulistas na terça e quarta-feira (31/10 e 01/11).

Portanto, a Sedec aconselha a população evitar áreas de alagamento e locais com pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Alerta-se, também, para o risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras.

O objetivo da Sedec com a divulgação de alertas é evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e estimular a população, governos e municípios a adotarem medidas preventivas. Informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) serviram de base para os alertas enviados a São Paulo, a Santa Catarina, ao Paraná, ao Rio Grande do Sul, a Bahia, ao Piauí, ao Pará, ao Maranhão e ao Mato Grosso do Sul. Já o alerta emitido ao estado do Tocantins foi baseado em informações do Centro de Previsão de Tempo (Cptec).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo