Brasília ? A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta para a ocorrência de chuva forte, entre hoje e quarta-feira (30, 31/10 e 01/11), em São Paulo, em Santa Catarina, no Paraná, no Rio Grande do Sul, da Bahia, no sul do Piauí, no sul do Maranhão, no Mato Grosso do Sul e no leste e sul do Pará. Hoje e amanhã (30 e 31/10), a chuva deverá atingir Tocantins.
A Sedec informa que, em alguns momentos, a chuva poderá vir acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 50 km/hora no Maranhão, no Pará, no Piauí e principalmente no centro-norte e norte da Bahia. No estados de São Paulo, de Santa Catarina, do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul as rajadas de vento deverão ficar entre 50 e 60 km/hora, principalmente no oeste e meio-oeste catarinense; no oeste, sudoeste e centro paranaense; no oeste e sul gaúcho; no oeste e norte paulista, na tarde de hoje (30/10), e em todas as regiões paulistas na terça e quarta-feira (31/10 e 01/11).
Portanto, a Sedec aconselha a população evitar áreas de alagamento e locais com pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Alerta-se, também, para o risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras.
O objetivo da Sedec com a divulgação de alertas é evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e estimular a população, governos e municípios a adotarem medidas preventivas. Informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) serviram de base para os alertas enviados a São Paulo, a Santa Catarina, ao Paraná, ao Rio Grande do Sul, a Bahia, ao Piauí, ao Pará, ao Maranhão e ao Mato Grosso do Sul. Já o alerta emitido ao estado do Tocantins foi baseado em informações do Centro de Previsão de Tempo (Cptec).