A chuva da madrugada deste sábado (16) permitiu à Sanepar fazer alterações no rodízio de abastecimento. Às 9 horas desta manhã foram abertos os registros que levam água tratada para os moradores do Grupo 1, que em situação normal só voltariam a ser abastecidos a partir das 16 horas. Os moradores do Grupo 2, que entrariam no rodízio às 14 horas deste sábado, também ganham com a chuva, pois estão dispensados da falta de água, nas próximas horas.
A Sanepar pode tomar esta decisão – antecipar o retorno da água para o Grupo 1 e suspender o Grupo 2 ? porque na região das barragens choveu 29 mm, apenas na noite passada. ?Este volume é significativo e nos permite dar uma trégua ao rodízio?, explica o gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi.
Ele reitera que o rodízio poderá voltar a qualquer momento. Assim que acabar a água da chuva que agora está passando pela bacia incremental ? formada pelos rios e cavas localizados abaixo das barragens da Sanepar e acima dos pontos de captação ? ?o rodízio volta ao esquema anterior.?
A suspensão temporária do rodízio, após a chuva, já era prevista pelos técnicos desde quando foi implantado o racionamento, em 4 de agosto.
A situação do Grupo 3 só será decidida neste domingo. Os moradores deste Grupo, para saberem se haverá ou não o rodízio, podem buscar informações amanhã, a partir das 10 horas, pelo telefone 115.