As chuvas que castigam a Bahia desde a quarta-feira continuam provocando muitos estragos no interior –em Salvador, o sol não apareceu pelo sexto dia consecutivo, embora não tenha chovido nesta terça-feira. De acordo com a Defesa Civil, dez municípios já decretaram estado de emergência.

O caso mais grave é em Juazeiro (500 km de Salvador), onde 300 famílias (aproximadamente 1.200 pessoas) estão desabrigadas. Escolas, prédios públicos e ginásios servem de alojamento temporário para os desabrigados.

Em Cardeal da Silva (153 km da capital), as fortes chuvas provocaram uma cena rara –todas as sete pessoas que estavam detidas na única cadeia da cidade foram libertadas na manhã desta terça-feira.

De acordo com a PM, a água invadiu a carceragem e não havia um outro local para a colocação dos detentos. Na cidade, 1.100 pessoas estão desabrigadas, segundo a prefeitura.

Por determinação da Setras (Secretaria do Trabalho e Ação Social), órgão ligado ao governo estadual, todas as famílias dos desabrigados começaram a receber agasalhos, colchões, cobertores e filtros.

Em Sergipe, Estado do Nordeste mais castigado pelas chuvas, os técnicos da Defesa Civil aproveitaram a estiagem desta terça para iniciar a recuperação de pontes e estradas.

Desde quarta-feira, quatro pessoas morreram afogadas, em conseqüência do temporal. Segundo o governo estadual, pelo menos 5.000 pessoas estão desabrigadas.
continua após a publicidade

continua após a publicidade