Está controlado o incêndio que destruiu metade da Ilha Bandeirante, a segunda maior do Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul. Chove desde ontem à noite na região, contribuindo para apagar os focos nos locais de difícil acesso.
Até as 3 horas de hoje, bombeiros de Umuarama, equipes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), policiais florestais e voluntários trabalharam no combate ao fogo. Segundo o analista ambiental do Ibama, Paulo Roberto Machado, o fogo atingiu metade dos 6 mil hectares que compõem a Ilha Bandeirante.
O analista informou que o incêndio, que começou no domingo à tarde, atingiu mais duas ilhas do arquipélago, embora em pequenas proporções. O parque pertence aos municípios de Vila Alta, São Jorge do Patrocínio, Altônia e Icaraíma, no Paraná, e Mundo Novo, Eldorado, Naviraí e Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul. O arquipélago é formado por cerca de 200 ilhas, com área total de 78 mil hectares. A Ilha Grande é a maior, com 40 mil hectares.