Choques e explosões deixam 15 mortos no Afeganistão

Um militante extremista a bordo de um carro-bomba atacou hoje uma patrulha canadense no sul do Afeganistão, suicidando-se, provocando a morte de uma criança e ferindo quatro soldados. Outros episódios de violência causaram a morte de mais 13 pessoas e feriram mais dois soldados canadenses que fazem parte do contingente da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no país centro-asiático.

Além dos quatro soldados canadenses feridos na explosão do carro-bomba, mais dois sofreram lesões num ataque separado no sul do país. Perto da fronteira com o Paquistão, supostos rebeldes mataram pelo menos cinco policiais em uma emboscada.

Em Helmand, no sul afegão, soldados britânicos mataram nove supostos rebeldes que aparentemente preparavam-se para promover um ataque com "munição altamente explosiva". Mais de mil pessoas supostos rebeldes em sua maioria, morreram ao longo dos últimos três meses no Afeganistão, o período mais violento desde a queda em 2001, do regime fundamentalista liderado pelo Taleban. Apenas nos últimos três dias, mais de cem pessoas morreram, inclusive quatro soldados americanos e um britânico caídos em combates contra militantes no sul afegão.

Em contatos com jornalistas, um homem identificou-se como Qari Yousaf Ahmadi, disse ser porta-voz do Taleban e reivindicou em nome da milícia fundamentalista islâmica o ataque com carro-bomba em Kandahar.

Também hoje, o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, admitiu o fracasso dos esforços de seu governo no combate ao reflorescimento da produção e do tráfico de drogas depois da queda do Taleban. Na semana passada, autoridades ocidentais revelaram que a produção de ópio este ano crescerá, segundo estimativas preliminares, 40% em comparação com 2005, apesar dos milhões de dólares gastos no combate à produção e ao tráfico da substância.

"Se não matarmos o ópio, o ópio nos matará", disse Karzai a deputados afegãos, líderes tribais e diplomatas estrangeiros reunidos em Cabul. Estima-se que o Afeganistão seja responsável por 90% da produção mundial de papoula e ópio, usados na fabricação da heroína.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo