Empresários chineses da Província de Jilin estiveram nesta quarta-feira (23) no Porto de Paranaguá para conhecer as estruturas logística e operacional. É a segunda visita de uma comitiva de Jilin em pouco mais de um ano. Os chineses da província tem no porto paranaense a principal porta de escoamento da soja brasileira e a nova visita serviu para fortalecer a parceria entre o porto paranaense e a China.
Recebidos pelo diretor de Desenvolvimento Empresarial da Appa, Ruy Zibetti e pelo diretor de Operações Portuárias, Clauber Candian, os chineses tiveram acesso a informações sobre os projetos e obras em andamento no porto, além de explicações sobre o sistema logístico que deu fim às filas de navios e de caminhões.
O coordenador da Bolsa de Mercadorias e Futuros do Brasil na China, Guey Chien, disse que a inspeção serviu para que os chineses pudessem conhecer a eficiência do porto e manter a parceria.
?Ficamos impressionados com a melhoria realizada em poucos anos, principalmente com relação à profundidade do canal de acesso, que dá possibilidade ao recebimento de navios com capacidade de 60 a 80 mil toneladas?, disse Chien. ?Todos acreditamos que esta integração é importante porque mantém nossos negócios em Paranaguá?, acrescentou.