Chinaglia sugere reunião para definir candidatura única

Brasília – O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) tem uma fórmula para garantir que apenas um candidato da base governista disputa a presidência da Câmara dos Deputados em 1.º de fevereiro. Chinaglia quer uma reunião de líderes dos partidos da base aliada para decidir entre a sua própria candidatura e a do atual presidente da casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), candidato à reeleição.

Nesta quarta-feira (3), os dois parlamentares que se declararam na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados foram conversar hoje com o maior partido da Casa. O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), recebeu Arlindo Chinaglia (PT-SP) e o atual presidente da casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), candidato à reeleição. "A decisão do PMDB será tomada pela bancada?, afirmou Temer, após as reuniões com Rebelo e Chinaglia.

A preferência do peemedebista é que a reunião da bancada ocorra já na próxima semana quando será avaliada a carta enviada pelo então presidente interino do PT, Marco Aurélia Garcia, garantindo o apoio do partido ao PMDB para a presidência da Câmara na legislatura 2009-2010. Em troca, os peemedebistas cederiam ao PT a indicação para a presidência da Câmara na eleição de fevereiro.

Por ter a maior bancada na Câmara, cabe ao PMDB a primeira indicação. Como segundo maior partido na Casa, neste acordo, os petistas cederiam ao PMDB a segunda indicação para compor os cargos da Mesa Diretora.

Na mesma linha de Arlindo Chinaglia, o presidente do PMDB também defendeu a tentativa de construção de uma candidatura única para a presidência da Câmara. ?Se pudéssemos ter uma candidatura única seria o ideal?, afirmou. Segundo Temer, este é o desejo de parte da bancada.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo