O deputado Ricardo Barros (PP-PR) anunciou hoje a formação de um bloco com oito partidos, na Câmara, com 273 deputados. São eles o PMDB, PT, PP, PR (fusão do PL com o Prona), PTB, PSC, PTC e PTdoB. A formação de um grande bloco parlamentar foi definida na reunião entre os líderes desses partidos e o candidato à presidência da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Os líderes devem formalizar o bloco na Secretaria da Mesa.
Segundo Ricardo Barros o objetivo é garantir a proporcionalidade dos partidos na escolha dos cargos da Mesa. O bloco anunciado ontem pelo PSB, PCdoB e PDT tiraria cargos dos outros partidos na Mesa Diretora, que é formada por sete titulares e quatro suplentes. Barros disse que eles tentaram ontem à noite que o PSB, PCdoB e PDT recuassem da decisão de formar o bloco. Mas como não houve resposta os líderes dos outros partidos decidiram formar o novo bloco, com um número maior de integrantes.
A intenção, segundo Barros, é distribuir as vagas da Mesa entre os partidos integrantes desse grande bloco. Todos os integrantes apóiam a candidatura de Chinaglia à presidência da Câmara. Desta forma, avaliou Barros, há muitas chances de vitória do petista em primeiro turno.