Brasília – O deputado e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira (PDT-SP), informou nesta quarta-feira (16) que o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia, se comprometeu a discutir na reunião de líderes partidários na próxima terça-feira (22) a regulamentação dos bingos no país. ?Ele quer sentir um pouco qual a sensibilidade de cada líder?, disse Paulo Pereira.
Hoje de manhã, trabalhadores de casas de bingo de todo o país fizeram manifestação na Esplanada dos Ministérios pedindo a regulamentação do funcionamento dos bingos. Eles foram recebidos pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia. Tramita na Câmara projeto de lei que autoriza os estados e o Distrito Federal a explorarem loterias.
Paulo Pereira defendeu a legalização dos bingos. ?Se você não legaliza, continua a corrupção desde o mais simples funcionário que passa na porta, até o que está acontecendo, que é a compra de liminar?, alertou.
De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Turismo e Hospitalidade, Moacyr Tescher, com a proibição de bingos em todo país pelo menos 320 mil pessoas ficariam sem emprego. ?Se não for regulamentado, a previsão que a gente tem é que em mais 30 dias possivelmente estejam todas as empresas fechadas?, disse.
O pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) está para julgar súmula vinculante que impedirá definitivamente tribunais de todo o Brasil autorizarem o funcionamento de bingos. A súmula sobre bingos e loterias determina que é de competência privativa da União autorizar esse tipo de atividade. Ou seja, firma o entendimento de que são inconstitucionais as leis estaduais sobre o tema.