A China espera começar a produzir nacionalmente jatos comerciais de grande porte até 2020, informou hoje um executivo do setor de aviação civil, criando a expectativa de competição futura com a Boeing e com a Embraer nesse mercado.

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A perspectiva é baseada no forte crescimento econômico, no avanço das tecnologias e na vigorosa base de fabricação, disse o vice-diretor da companhia estatal de aviação comercial chinesa, Liu Daxiang.

De acordo com informações citadas pela agência de notícias Nova China, a meta ambiciosa expõe o aumento da confiança dos executivos do setor de aviação civil, financiado pelo governo, depois do aparente sucesso do primeiro jato comercial da China, o ARJ-21, uma aeronave para vôos regionais. O primeiro ARJ-21 deverá começar a voar em 2008.

O mercado mundial de jatos regionais é dominado pela Embraer e pela Bombardier. Com a expectativa de produção de 2.230 novos aviões entre este ano e 2025, o governo chinês tem planos de avanço rápido no setor para permitir que suas empresas também tenham participação no mercado internacional de aeronaves.

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Enquanto isso, a agência aeroespacial chinesa anunciou seu plano de lançar ao espaço sideral seu primeiro satélite astronômico e a perspectiva de participar de projetos em conjunto com Rússia e França, informou a imprensa estatal.

O satélite deverá ser lançado em 2010 e levará consigo um "telescópio de modulação de raios X" que está sendo desenvolvido por cientistas chineses para estudar buracos negros e outros fenômenos espaciais, informou o jornal Diário da China.

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