Martin Bernetti/AFP

continua após a publicidade

A estratégia de jogo do Chile contra a Espanha nesta sexta-feira, em Pretória, será a de atacar, dominar a bola e defender o menos possível, destacou na noite desta quinta-feira seu treinador, o argentino Marcelo Bielsa.

“A intenção (do Chile) será superar o adversário. É o que vamos fazer (…) pelos caminhos mais comuns, como dominar a bola, atacar, defendendo o menos possível”, disse em entrevista à imprensa no estádio Loftus Versfeld, sede do encontro.

O Grupo H é liderado pelo Chile com seis pontos, na frente da Espanha e Suíça, com três cada um, embora os ibéricos contem com melhor diferença de gol de +1 a 0, enquanto Honduras, ainda com possibilidades matemáticas, está com zero ponto e (-3) de diferença de gol.

continua após a publicidade

“Há muito tempo jogamos do mesmo modo (…) Apostar no empate (que também classifica o Chile) é mais complicado do que tentar ganhar. Lutar pela vitória é mais fácil do que manter uma estratégia de empate, ou seja para não perder”, comentou o selecionador.

Consultado sobre a situação do atacante Humberto Suazo, Bielsa afirmou que não vai anunciar a escalação antes de os próprios jogadores saberem.

continua após a publicidade

Honduras e Suíça completarão o grupo em partida a ser disputada em Bloemfontein, na mesma hora em que Chile e Espanha entrarão em campo, as 15h30.

Já o selecionador espanhol, Vicente del Bosque estimou que o jogo entre o Chile e a Espanha desta sexta-feira, na qual ambos disputam a classificação para as oitavas de final do Mundial da África do Sul, será um encontro “aberto e muito díficil”.

Em entrevista à imprensa, no estádio Loftus Versfeld de Pretória, que será palco do encontro, o técnico espanhol se desfez em elogios à seleção chilena, líder del grupo H do Mundial, afirmando que “é uma equipe difícil, que apresenta duas armas fundamentais: a pressão e a saída ao ataque, tentando logo eliminar o adversário com a posse da bola e sair rápido ao ataque”.

Del Bosque, em uma concorrida entrevista à imprensa – imagem da expectativa que a partida está levantando, admitiu que a Espanha não está na posição que gostaria, lutando para passar à segunda fase, num jogo no qual só se pode permitir a vitória, para não depender do que acontecerá na partida Suíça-Honduras.

En caso de empate com o Chile, que clasificaria automaticamente la Roja, a Vermelha, sul-americana, a Espanha precisaria esperar um resultado positivo de Honduras contra os helvéticos.

“A seleção está bem, realizamos duas partidas corretas, teríamos que ter algum ponto a mais, mas a situação é esta e tentaremos passar às oitavas”, disse o selecionador espanhol.