Chico Buarque ajudou Lula a buscar voto feminino

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisa do voto das mulheres. Chico Buarque tem um grande apelo junto ao público feminino. “Sempre fui Lula, desde 1989. É Lula e pronto. Nem quero falar mais para não atrapalhar”, diz Chico Buarque. Chico adora Lula, que é grato a Chico. Então, a idéia pareceu natural: Chico surgiu nos últimos programas eleitorais do PT na televisão lendo um texto, logo após uma caminhada de mulheres grávidas, algumas com crianças no colo, vestidas de branco, ao som do Bolero de Ravel. “Você não pode escolher se seu filho será menino ou menina, nem a altura, a cor dos olhos dele ou o que ele vai ser quando crescer. Mas uma coisa você pode escolher: que tipo de País você quer para ele.”

Em seguida, uma criança surgia segurando uma estrela vermelha, símbolo do PT, e Chico Buarque aparecia, dessa vez com entonação definitiva e ênfase nos olhos verdes: “Se você não muda, o Brasil também não muda.”

Um pouco antes, Chico apareceu no programa da TV em imagem histórica, com Gilberto Gil e Caetano Veloso, gravando o jingle Lula-lá para a campanha eleitoral de 1989. Chico é uma estrela e a associação de sua reputação com um partido político jamais lhe trouxe problemas.

Lula e o cantor jogam futebol juntos desde 1989. Os laços entre ambos foram reforçados quando um adversário político, o presidente Fernando Henrique Cardoso, criticou o compositor, numa conversa com o ex-presidente de Portugal Mário Soares. Ele disse que Chico era um representante da elite que pensava que era muito crítico, mas acabava sendo repetitivo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo