Mais um vôo trazendo brasileiros que deixaram o Líbano aterrissou hoje no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O avião partiu de Damasco, na Síria, e trouxe 252 passageiros. O Ministério das Relações Exteriores informou que a operação de resgate está terminando. Apenas mais dois vôos trarão as pessoas que abandonaram a zona de conflito no Oriente Médio – um que deve partir ainda hoje da Turquia, e o último, na semana que vem.

continua após a publicidade

O desespero de muitas famílias para serem retiradas do Líbano ofusca outra realidade: os dilemas de muitas outras entre ficar e partir. Dos 10 mil a 20 mil cidadãos brasileiros que moram no Vale do Bekaa, apenas cerca de 2 mil foram embora – metade nos comboios. A resistência tem vários motivos, como não ter como se sustentar no Brasil, os riscos de deslocamentos – qualquer veículo em movimento é um "alvo legítimo", segundo Israel – e até o medo de voltar e encontrar suas propriedades ocupadas pelo milhão de libaneses que deixaram suas casas por causa da guerra.

A instabilidade na região começou em 12 de julho quando membros do grupo Hezbollah invadiram o norte de Israel e seqüestraram dois soldados israelenses – Ehud Goldwasser, de 31 anos, e Eldad Regev, de 26 -, o que provocou uma ampla reação militar por parte de Israel.

continua após a publicidade