O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega no fim da tarde de hoje a Viena, na Áustria, para participar da 4ª Reunião de Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo da América Latina, Caribe e União Européia. Esta é a primeira vez que um mandatário brasileiro visita o país.
Nos dois dias do encontro, que começa amanhã (12), dezenas de representantes das duas regiões vão discutir o fortalecimento da cooperação nas áreas de comércio internacional, democracia e direitos humanos, infra-estrutura, migração, educação superior, cultura e ciência e tecnologia. Outros temas também serão abordados, como o andamento das negociações agrícolas no âmbito da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio; o combate ao terrorismo, drogas e crime organizado; as políticas de crescimento e emprego; e a cooperação internacional para reduzir os efeitos da pobreza e da desigualdade social no planeta.
O presidente Lula não tem compromissos oficiais agendados para hoje (11). Ao chegar à capital austríaca, segue direto para o hotel reservado à comitiva presidencial. Amanhã, ele inicia a agenda tomando café da manhã com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Logo depois, participa da solenidade de abertura da reunião de cúpula.
O chefe de Estado brasileiro embarcou ontem (10) à noite com destino a Viena. O avião fez escala de quase duas horas no aeroporto internacional Amílcar Cabral, na Ilha do Sal, em Cabo Verde, antes de seguir viagem para o país europeu.