O secretário chefe da Casa Militar do Paraná e coordenador estadual da Defesa Civil, major Anselmo José de Oliveira, foi eleito o coordenado da região Sul do Conselho Nacional de Chefes de Casas Militares (CNCM). O conselho foi criado por chefes de Casas Militares de todo o país, durante encontro em Fortaleza, no fim de semana. ?O conselho vai aprimorar a troca de experiências entre as Casas Militares e melhorar ações conjuntas que desenvolvemos como, por exemplo, a segurança de um governador quando ele viaja de um Estado para outro?, explica Anselmo.
Órgãos ligados diretamente aos gabinetes dos governadores e com seus quadros oriundos das polícias militares, as casas militares exercem desde o início do século passado as funções de assessoria aos chefes do Executivo nos setores de segurança, informações, protocolos e defesa civil.
Segundo o chefe da Casa Militar do Paraná, o desenvolvimento das funções originárias não impede que os órgãos acompanhem a situação da segurança pública. ?Por isso, nós pretendemos fazer do conselho também mais um fórum de discussão de idéias novas para a segurança pública?, acrescenta o major. A criação do conselho foi avaliada pelos participantes do encontro como mais um marco de esforço das polícias militares na sua contribuição com os governantes em assuntos técnicos e profundamente relevantes para a comunidade.