Fuja do industrializado!

Chef dá dicas de como fazer molho de tomate caseiro

Alfonso Diaz/Freeimages

A medida tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proibiu a comercialização de extrato de tomate de 5 marcas  (Amorita, Predilecta, Aro e Elefante, Pomarola), elevou a discussão sobre a qualidade dos molhos disponíveis nos mercados. Para evitar ter contato com pelos de rato, motivo pelo qual as marcas sofreram esta punição, a colunista da Tribuna Helena Simonard Loureiro, especialista em alimentação, nutrição e enogastronomia, ensina a fazer um molho de tomate caseiro.

Segundo Helena, quanto mais caseiro o molho contendo ingredientes frescos, melhor e menos padronizado fica o sabor dos alimentos que são beneficiados em aromas e sabores pela ajuda de um molho de tomate bem feito.

Confira os passos da receita por Helena:

Para uma receita padrão de polpa de tomate serão necessários de 3 a 5 Kg de tomate. Recomendo o tipo italiano, ou aquele que dá como uma penca em alguns lugares conhecidos como holandês, aqueles redondos que vêm vários na forma de uma penca. Também será preciso água em quantidade suficiente para cobrir estes tomates. É muito importante que os tomates estejam bem maduros para que o molho fique bem vermelhinho e com baixa acidez.

Como preparar o tomate em polpa:

Ferver rapidamente os tomates cortados somente com uma cruz na parte distante do cabinho.

Quando a cruz estiver se soltando retirar os tomates, passar por água bem gelada e descascar e tirar as sementes dos tomates.

Levar as polpas dos tomates com um pouco de água ao liquidificador e deixar até obter um líquido homogêneo.

Retirar tudo do copo do liquidificador e acrescentar um pouco de água até obter um líquido com textura de “sopa de legumes liquidificada”.

Este líquido deve ir para a panela para ser fervido e por cerca de 10 minutos.

Deixar esfriar e colocar em saquinhos plásticos já nas quantidades que se usa normalmente. Levar ao congelador e usar.

Sugestão de uso:

Molho simples- refogar alho e cebola bem picadinhos em um pouco de azeite, acrescentar a polpa, sal e pimenta do reino e se gostar ervas aromáticas frescas como o manjericão, cebolinha, alho poró, orégano ou tomilho frescos bem picadinhos.

Este molho simples pode ser usado para fazer molho à bolonhesa, à calabresa e outros que tenham como base o molho vermelho de tomates.

Nathalie Dulex/Freeimages
Nathalie Dulex/Freeimages
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna