O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (1.º) em Londres, na residência oficial da embaixada, onde está hospedado, que "o presidente venezuelano, Hugo Chávez tem que cuidar da Venezuela, eu tenho que cuidar do Brasil, o presidente dos EUA, George Bush tem que cuidar dos Estados Unidos e assim por diante". A declaração foi feita após o presidente ter sido informado por jornalistas das afirmações que Chávez fez ontem, na Venezuela.
O venezuelano criticou o pedido feito pelo Congresso brasileiro para que ele renovasse a concessão da Rádio Caracas Televisión (RCTV). Segundo informações da Agência Bolivariana de Notícias (ABN), Chávez disse que "seria mais fácil que o império português voltasse a se instalar no Brasil do que o governo da Venezuela devolver a concessão, que já terminou, a uma emissora da oligarquia". Além disso, Chávez afirmou que o Congresso brasileiro é "papagaio de pirata dos Estados Unidos".
Lula, segundo a Agência Brasil, da Radiobrás, explicou que não podia falar de um discurso de um chefe de Estado "só porque você está me fazendo a pergunta. Numa situação dessas, não sei se o Chávez falou ou não falou. Se ele falou, certamente o embaixador em Caracas vai comunicar ao Itamaraty. E depois é o seguinte: todos nós somos adultos e cada um tem responsabilidade pelo que fala", disse Lula.
O presidente afirmou também que "cada país faz aquilo da forma mais soberana que puder. No caso do Chávez, é um problema do Chávez com a televisão, a legislação da Venezuela. Não é um problema do Brasil. O problema do Brasil é outro, aqui temos uma prática extremamente democrática com a imprensa, e ela está consolidada. Acho que cada país tem que ter soberania para fazer o que tem que ser feito. Nada mais que isso.
A concessão da RCTV venceu no último domingo e não foi renovada pelo governo venezuelano. Com isso, desde segunda-feira o canal foi ocupado pela estatal Televisora Venezolana Social (Tves). Na quarta-feira, o Senado Federal brasileiro aprovou um requerimento com o pedido para que Chávez devolva a concessão da RCTV. O presidente venezuelano considerou "lamentável" a atitude dos parlamentares brasileiros.