O ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Saud Faiçal, sugeriu hoje que os líderes árabes estariam dispostos a analisar mudanças na oferta de paz feita em 2002 a Israel com o objetivo de torná-la "compatível" com os mais recentes desdobramentos.

continua após a publicidade

A declaração do chanceler saudita ocorre em um momento em que os ministros das Relações Exteriores dos países da Liga Árabe estão reunidos para preparar uma reunião de cúpula da entidade prevista para esta semana em Riad. Os líderes árabes vinham, pelo menos até agora, rejeitando publicamente os pedidos israelenses de mudança na oferta de paz saudita, especialmente no que diz respeito ao retorno dos palestinos às terras das quais foram expulsos ou fugiram.

Hoje, Faiçal sugeriu que alterações provavelmente acontecerão. "Espera-se que nós levemos em conta os novos acontecimentos, o que requer alterações", comentou o príncipe. A sugestão ocorre no mesmo dia em que o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, recebeu com satisfação a idéia de uma reunião de cúpula regional com líderes árabes moderados, à qual ele "não hesitaria em comparecer".

continua após a publicidade