Desde abril do ano passado, quando a CGU deu início ao Programa de Fiscalização a partir de sorteios públicos, já foram fiscalizados 561 municípios. O ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires, disse que o objetivo é ampliar o programa. ?Podemos, por meio da nossa experiência e a capacidade do pessoal, ir gradativamente ampliando as operações de controle e de participação da sociedade. É fundamental que o dinheiro público seja uma atenção permanente não só dos aparelhos administrativos, mas da população?, afirma.
Presente na solenidade, o ministro das Cidades, Olívio Dutra, destacou a importância da fiscalização para que recursos não sejam desviados. ?O ministério tem mais de oito mil obras em execução nos 5,6 mil municípios do nosso país. Queremos que elas sejam bem executadas e cada centavo do dinheiro público seja ali aplicado e não desviado para outra coisa?, lembra.
Segundo Dutra, em muitas cidades há desorientação e despreparo de prefeitos para lidarem com dinheiro público. ?O governo quer, antes de punir, orientar o administrador público para ele saber dos critérios e cumprir sem maiores problemas a responsabilidade que ele tem. O ministério está assessorando as prefeituras com relação ao plano diretor e a execução de projetos para dificultar qualquer desvio?, defende.
A lista com o nome das 60 cidades sorteadas será divulgada hoje à tarde
continua após a publicidade
continua após a publicidade