CGU começa a instalar Sistema Único de Corregedorias, diz Waldir Pires

Brasília – A Controladoria-Geral da União (CGU) está começando a instalar um Sistema Único de Corregedorias que vai unir todos os ministérios e órgãos públicos do país no combate à corrupção e à impunidade. A afirmação foi feita pelo ministro Waldir Pires, em entrevista à TV Nacional.

Segundo ele, pela primeira vez o governo promove esse tipo de ação. Pires explicou que a organização de um Sistema de Corregedorias-Gerais distribuídas por setores vai permitir, por exemplo, a existência de corregedorias ligadas aos setores econômico, social e de infra-estrutura. Ele disse que as corregedorias serão setoriais, mas todo o trabalho será vinculado à Controladoria, sem ligação direta de subordinação com o órgão dentro do qual atue. "Isso viabiliza a isenção e, ao mesmo tempo, a capacidade de chegar aos exames dos crimes de corrupção e à apuração devida".

Na avaliação do ministro, o fato de se apontar o desvio do dinheiro público e não punir os responsáveis pelo crime ou não investigar corretamente até o fim caracteriza "um estímulo à corrupção".

Sobre a atuação da CGU nas denúncias de irregularidades na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Waldir Pires disse que sua equipe tem feito um grande trabalho. "Levantamos (as denúncias) e fizemos 30 relatórios completos de todos os contratos desde 1999 até 2005. Identificamos as possibilidades de desvios". Segundo o ministro, essa fase já está concluída e a próxima fase cabe ao Ministério Público.

Pires destacou também a possibilidade aberta à população de acompanhar, com transparência, pela internet, todo o trabalho desenvolvido pela CGU. Segundo ele, esse modelo inédito da transparência já está incluído na composição institucional da Controladoria, por meio da Secretaria de Prevenção e de Combate à Corrupção.

A transparência dos processos, conforme explicação do ministro, pode ser verificada no site da CGU: www.portaldatransparencia.gov.br que hoje já dispõe de 275 milhões de informações. "Toda a população, de qualquer setor, de qualquer município, pode acessar nosso site sem precisar de nenhuma senha para isso", destaca Pires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo