Um bolo pesando 50 quilos, doado pelo Sindicato dos Panificadores, encerrou oficialmente a cerimônia do casamento coletivo de 136 casais neste sábado (10), dentro das atividades do programa Comunidade Escola, na Escola Municipal CEI Curitiba Ano 300, no Bairro Alto.

continua após a publicidade

A cerimônia, que iniciou às 14h30, durou uma hora e meia. Da música ao tapete vermelho, dos arranjos de flores aos pequenos cuidados, "tudo foi preparado com carinho atenção para transformar esse dia num marco da vida dessas famílias", disse a diretora da escola, Célia Maria Linhares de Macedo.

Participaram do evento a presidente da Fundação de Ação Social, Fernanda Richa, secretários municipais e a administradora regional da Boa Vista, Janaína Gehr. Os noivos foram recebidos ao som da Marcha Nupcial executada pela banda da Aeronáutica.

"A regularização da vida civil de casais unidos já há anos, com filhos ou até netos, é possível graças a um programa vitorioso, permitindo a celebração gratuita de casamentos que custam em média R$ 960,00, dinheiro muitas vezes não disponível pelos noivos e que agora legalizam a união sem problemas", disse Fernanda Richa .

continua após a publicidade

O evento foi celebrado pela juíza Joeci de Camargo, através do programa Justiça nos Bairros, desenvolvido em parceria pela Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Paraná. A organização da festa coube à Administração Regional Boa Vista, em parceria com o Cartório do Uberaba, a comunidade local e a juíza da Vara de Família.

Esse é o segundo casamento organizado pela Comunidade Escola. No anterior, 309 casais trocaram alianças na Escola Municipal Maria Marli Piovesan, que fica no Uberaba. A juíza Joeci Camargo disse que a cerimônia deste sábado, no Bairro Alto, encerra oficialmente o terceiro ano do programa Justiça nos Bairros, que, nos últimos 44 sábados, em Curitiba e cidades da Região Metropolitana, executou 5.444 audiências.

continua após a publicidade

O servidor público Deniz Marcel Grunaud Júnior e a costureira Lúcia Madruga representaram os 136 casais no ato da assinatura oficial do casamento coletivo firmado pela juíza, e tendo como testemunhas a presidente da FAS, Fernanda Richa, e o diretor do Instituto Municipal de Turismo, Luís de Carvalho. Cada casal recebeu de presente um conjunto de baixelas, produtos doados por comerciantes da região.