Cerca de 7.500 pessoas são atendidas pelo Paraná em Ação em Goioerê

Cerca de 7.500 pessoas participaram da 24.ª etapa do programa Paraná em Ação, realizado no fim de semana em Goioerê, Oeste do Estado. Nos dois dias, foram realizados pouco mais de 34 mil atendimentos a moradores do município sede e de cidades vizinhas. Segundo o secretário especial de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, até agora cerca de 700 mil pessoas foram beneficiadas. ?O programa foi criado há mais de um ano e meio e já realizou cerca de 2 milhões de atendimentos?, disse.

O programa oferece serviços gratuitos por meio de parcerias, entre órgãos do governo federal, estadual, municipal e iniciativa privada. Em Goioerê, a Unipar ? Universidade Paranaense, também participou do evento, com professores e acadêmicos das áreas de nutrição, fisioterapia e farmácia.

Os fisioterapeutas fizeram orientações e avaliações postural dos participantes. Na área de nutrição, foi dada orientação alimentar e avaliados peso e massa corporal dos interessados. Já os profissionais e acadêmicos do curso de Farmácia orientaram a população quanto ao uso de medicamentos, destacando o risco que eles oferecem quando não são prescritos pelo médico. Além disso, também eram oferecidas orientações em estética e tratamento facial, para isso foi utilizado um aparelho pelo qual era possível diagnosticar doenças de pele.

Integração 

?É de suma importância ter participado nesse evento, além de contribuir com informações à população foi uma maneira de inserir nossos acadêmicos na sociedade, vivenciando e experimentando, na prática, o que a comunidade busca, e, assim, quando se tornar um profissional saberá o que vai encontrar pela frente?, destacou Teresinha de Lima Aguiar, chefe do Departamento de Comunicação Social da Unipar.

Como em edições anteriores, o Paraná em Ação atendeu também a brasiguaios, brasileiros nascidos no Paraguai que vivem no Brasil com documentação irregular e, por conta disso, lhes é negados direitos básicos como educação e saúde.

A Agente Social do município de Quarto Centenário, Fátima Aparecida Bugno de Oliveira, levou quatro crianças de uma mesma família para solicitar documentação brasileira no Paraná em Ação. Filhos de brasileiros, mas nascidos no Paraguai, eles não tinham a documentação que lhes garantisse a cidadania brasileira. Fátima conta que já havia solicitado tais documentos na comarca da região. Porém, o serviço de consulado teria de ser feito somente em Assunção.

Devido à parceria estabelecida entre o Paraná em Ação, o Judiciário e o consulado do Brasil em Cidade de Leste toda a situação das crianças foi resolvida no momento da solicitação. ?O Paraná em Ação foi a melhor coisa que aconteceu em Goiorê, principalmente para quem enfrenta o problema de documentação irregular. São pessoas que não têm condições de ir até o Paraguai, foi maravilhosa a realização desse programa em nossa cidade?, declarou Fátima.

A próxima etapa do programa está marcada para o próximo final de semana em Campo Mourão, junto com a tradicional festa do Carneiro no Buraco. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.paranaemacao.pr.gov.br ou pelo telefone 0800-645-5252.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo