Cerca de 5 mil pessoas acompanham o desfile em comemoração ao Dia da Independência, no Centro Cívico, em Curitiba, de acordo com estimativa da Polícia Militar. O desfile de alunos das escolas públicas estaduais e municipais já terminou e, neste momento, desfilam tropas do Exército, da Aeronáutica e das polícias Civil e Militar. Várias autoridades assistem a cerimônia, ao lado do governador do Paraná, Roberto Requião.
A primeira parte do desfile teve a presença de um pelotão especial formado por 520 atletas de 12 países que estão em Curitiba para o Mundial de Atletismo do Trabalhador, a ser aberto oficialmente hoje à noite. É a primeira vez que o campeonato é realizado no Brasil.
No Centro Cívico, estão concentrados também cerca de mil manifestantes que vão participar do 11º Grito dos Excluídos. Eles distribuem faixas e panfletos a integrantes de movimentos sociais que formarão um bloco para encerrar o desfile na Avenida Cândido de Abreu. Os manifestantes têm o rosto pintado com as cores da Bandeira Nacional.
Mário Jeremias, da Pastoral do Migrante, disse que esta é a primeira vez que o Grito dos Excluídos participa de uma solenidade oficial em Curitiba. Entre as reivindicações dos manifestantes estão mudanças na política econômica, redução dos juros e a divulgação, em ruas e praças, dos rostos dos excluídos, vítimas do desemprego, da fome e de todos os tipos de violência.