O Centro de Referências de Imunobiológicos Especiais, da Secretaria Estadual de Saúde, vem atendendo uma parcela de paranaenses que, por motivos biológicos, estão impedidos de utilizar os medicamentos disponibilizados como rotina na rede pública de saúde. Através do Centro são repassados vacinas, imunoglobinas e soros a pacientes debilitados momentânea ou permanentemente.
Segundo a chefe da Divisão de Imunizações da secretaria, Beatriz Bastos Thiel, são 13 produtos destinados a pacientes que se encontram em situação especial, como, por exemplo, pacientes imunodeprimidos, transplantados ou cardiopatas. “Dependendo do diagnóstico, a pessoa fica impedida de receber os medicamentos oferecidos na rede pública, necessitando, então, de produtos elaborados com outra tecnologia, mas que atendam as necessidades de imunização naquele momento”, explica.
Beatriz informa que para ter acesso a esses produtos é necessário que um profissional de saúde ateste a necessidade de tratamento especial. A retirada pode ser feita em um dos dois Centros de Referência de Imunobiológicos (em Curitiba e Londrina), criados pelo governo em 1995, ou através de solicitação. Neste caso, o produto é enviado pela Central de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para as 22 Regionais de Saúde instaladas no Paraná.
O Centro de Referências de Curitiba fica no Centro de Saúde Metropolitano (R. André de Barros, esquina com Barão do Rio Branco, telefone 41- 322-2299); e o de Londrina no Hospital de Clínicas (telefone 43-328-3533
continua após a publicidade

continua após a publicidade