Centro de Diagnóstico atende quase 200 pessoas por mês

Há quatro anos Curitiba conta com um Centro Especializado em Diagnóstico de Lesões Patológicas Bucais, localizado na Unidade de Saúde do Rosário no bairro São Francisco. O cirurgião dentista responsável pelo programa, Shozo Miashi, revela que cerca de 40% dos casos de câncer de boca em Curitiba são diagnosticados ainda em fase precoce, o que aumenta, segundo ele, em aproximadamente 80% as chances de cura. "O ideal é realizarmos o diagnóstico precoce para agilizar o tratamento e obtermos a cura mais rapidamente", diz o dentista.

Desde o inicio do funcionamento, em 2002, já passaram pelo Centro de Diagnóstico cerca de cinco mil pacientes. Miashi revela que em torno de 200 pessoas são avaliadas por mês. "Cerca de 1,3% dos casos estão relacionados aos tumores malignos que necessitam de tratamento médico-hospitalar especializado e 3,4% são casos de lesões precursoras do câncer de boca, casos comuns que podem ser tratados na própria clínica", garante o dentista.

A avaliação clínica para detecção de lesões bucais acontece em todas as Unidades de Saúde da prefeitura, em 90 centros de atendimento odontológico distribuídos nos bairros da cidade. Nestes locais, dentistas e técnicos em higiene oral se revezam em turnos para realizar entrevistas e exames clínicos para detecção das lesões sugestivas ao câncer de boca, os quais são encaminhados para US do Rosário.

Miashi ainda explica que é comum o aparecimento de lesões na parte posterior do palato (céu-da-boca), no lábio inferior e no "assoalho" da língua. A lesão geralmente se apresenta como uma ferida (que nem sempre é dolorida) ou como um tumor de consistência mais dura.

Prevenção

Como medidas preventivas, Miashi indica a realização periódica do auto-exame para verificação do aparecimento de caroços, feridas que não cicatrizam ou de manchas com alteração da coloração natural da pele. Ele ainda aconselha que pessoas com mais de 40 anos de idade e que já possuem histórico de câncer na família visitem o dentista pelo menos uma vez ao ano para uma avaliação mais específica.

Os pacientes que procuram atendimento no Centro de Diagnóstico de Lesões Patológicas Bucais na Unidade de Saúde do Rosário em Curitiba são submetidos à entrevista inicial e exames clínicos. Quando necessário é realizada biópsia para diagnóstico preciso e eleição correta do tratamento.

Os pacientes com confirmação de lesão do tipo maligna são encaminhados para tratamento hospitalar especializado, nos centros de oncologia da cidade.

Serviço:

A Unidade de Saúde do Rosário fica na rua do Rosário, 144 – 1º andar – bairro São Francisco – telefone (41) 321-2700

"O câncer de boca é mais comum entre os homens, mas está crescendo entre as mulheres", avalia Miashi. Ele afirma que o cigarro e o álcool aumentam as chances de manifestação da doença. A exposição excessiva ao sol (sem o uso de protetores) e próteses mal adaptadas são fatores que também contribuem para o aparecimento de lesões cancerígenas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo