O governador Roberto Requião autorizou o início das obras de reforma do Centro de Atendimento Integrado ao Deficiente (Craid), avaliadas em cerca de R$ 380 mil. A previsão é que os trabalhos comecem dentro de duas semanas. Estão previstas reformas nos pisos, instalações elétricas e hidráulicas, além da pintura das paredes do centro.
?Além da melhoria no atendimento, estamos melhorando a parte física do centro para melhor acomodar pacientes e funcionários?, disse o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier. Os sete andares ocupados pelo Centro passarão por uma grande reforma, ampliando a capacidade do setor terapêutico, que irá atender crianças de até 14 anos. Hoje a idade limite é de seis anos.
Além disso, a reforma vai possibilitar a ampliação do setor de visão subnormal. Os trabalhos ocorrerão em todo o prédio, sendo que um dos andares do centro receberá divisórias para aumentar o número de salas de atendimento.
Sem nunca ter passado por reformas, o centro terá todo o seu espaço físico melhorado. As obras devem acontecer por etapas para que o centro continue funcionando normalmente. ?Com as reformas os pacientes terão um ambiente mais aconchegante e os funcionários terão melhores condições de trabalho?, disse a diretora do Craid, Orcezi Antunes.
O Centro
O Craid foi fundado em 12 de dezembro de 1985 e que iniciou suas atividades no início do ano de 1986 e tem como missão prestar atendimento ambulatorial, interdisciplinar, integrado e resolutivo para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. Os pacientes são portadores de deficiências e bebês com risco neurológico, buscando o desenvolvimento das potencialidades individuais, com inclusão social e melhor qualidade de vida.
São realizados mensalmente cerca de cinco mil atendimentos no setor de terapias (fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia), 1.200 atendimentos médicos (pediatria, neuropediatria, psiquiatria, oftalmologia, otorrinolaringologista e ginecologista infantil), além de 752 atendimentos odontológicos, 1.180 no setor de Reeducação Visual e Pedagógico, 975 em enfermagem e 351 atendimentos em serviço social. No primeiro semestre de 2005 foram feitos mais de 28 mil atendimentos.
O Craid recebe pacientes Curitiba, Região Metropolitana, interior do Paraná e, esporadicamente, de outros Estados.