Central realiza mais de 500 atendimentos no litoral do Paraná

A Central da Secretaria do Meio Ambiente em Matinhos já realizou mais de 500 atendimentos desde o dia 5 de janeiro quando foi instalada no litoral do Paraná. São 20 atendimentos presenciais por dia, o que inclui reclamações, dúvidas, denúncias e sugestões sobre o trabalho desenvolvido pela secretaria e pelas duas autarquias ? IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e Suderhsa (Superintendência de Desenvolvimento em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental).

Além desse tipo de atendimento, feito por técnicos especializados, a central ainda recebe diariamente cerca de 30 ligações. ?São 50 pessoas que buscam informações sobre meio ambiente por dia. Este número mostra que a questão ambiental está cada vez mais inserida no cotidiano das pessoas?, destacou o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida.

Dos atendimentos, 23% são relacionados à questão de esgotos, 19% às questões do lixo (mau acondicionamento, coleta, disposição em lugar inadequado etc), 15% denúncias de poluição sonora, 14% questionamentos e informações sobre balneabilidade da água e 29% questões diversas.

?Depois de anunciarmos que iremos notificar os proprietários de imóveis atendidos pelas redes coletoras de esgoto, nova e antiga, que ainda não fizeram a ligação correta do esgoto, a procura aumentou e deve crescer ainda mais?, disse Cheida.

Um dos turistas que procurou a central neste período foi Ubiratan Gaião, morador de Curitiba. Ele foi pedir solução para o problema da destinação de lixo de um restaurante próximo a sua casa. ?O lixo era colocado na esquina, a céu aberto, atraindo ratos e outros animais?, argumentou.

?Procurei a central e prontamente fui atendido. No dia seguinte o IAP foi lá e o restaurante parou de depositar lixo na rua. Desde então não tivemos mais problemas?, disse Gaião. ?Fiz questão de agradecer pessoalmente à equipe da central pela agilidade que fui atendido?, completou.

A central também recebe denúncias de poluição sonora. Segundo o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, neste ano foram feitas 45 denúncias, todas atendidas. ?No ano passado, no mesmo período, recebemos 20% mais reclamações. Esta diminuição demonstra que o trabalho desenvolvido pelo IAP contra a poluição sonora nos últimos anos está surtindo efeito?, disse Rasca.

No local também é possível obter, por exemplo, informações sobre a coleta de lixo (horários dos caminhões e funcionamento), cronograma do Cinema e Teatro na Areia, denúncias de crimes ambientais e informações sobre a Ilha do Mel.

A Central funciona todos os dias, incluindo finais de semana, das 9h às 20h e está localizada na Avenida Maringá, 438. O telefone de atendimento é (41) 3473-1911.

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