Central de Transplantes promove treinamento sobre doação

A Central Estadual de Transplantes (CET) órgão da Secretaria da Saúde realizará neste sábado (14) treinamento de esclarecimento e conscientização sobre doação de órgãos e tecidos. Os médicos e a equipe de enfermagem do Hospital Ecoville participarão do treinamento.

O objetivo do evento é a interação no processo do conhecimento em captação e transplantes de órgãos e tecidos entre a Central de Transplantes, a comunidade médica e demais profissionais do hospital com o intuito de reverter as baixas em doação de órgãos e tecidos no Paraná. Durante o treinamento, serão abordados os temas: histórico dos transplantes no Paraná, situação atual e perfil de doadores e estatísticas, atribuição da CET, relação entre doador e receptor, distribuição e captação de órgãos e tecidos, legislação, credenciamento e revalidação, abordagem familiar para profissionais da área hospitalar, entre outros.

A Central realiza palestras em escolas estaduais, universidades e hospitais constantemente. ?Precisamos conscientizar as pessoas e os profissionais da área médica para aumentarmos o número de captações de órgãos, pois a fila de pessoas que aguardam um transplante aumenta todos os dias?, explica a responsável pelo setor de divulgação e ações, Edi Gláucia Retula.

Atualmente, há 4260 pessoas na fila de espera no Paraná para a recepção de órgãos como córneas, coração, fígado e rim. Desses, 57% são homens e 43% são mulheres. A maior fila de espera é a de rim com 2431 pessoas, seguida de córnea com 1298 e fígado com 462. Em 2004 foram realizados 612 transplantes de córnea, 248 de rim, 89 de fígado e 20 de coração no Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo