A 10a Regional de Saúde de Cascavel desenvolveu com a Promotoria Pública um sistema para melhorar o atendimento nos hospitais da cidade e da Regional. Os componentes do sistema, denominado Censo de Leitos, vão de hospital em hospital para ver a situação dos pacientes e o número de vagas de leito.
Os hospitais mandam diariamente à Central de Leitos um relatório contendo todos os dados sobre os leitos de UTI. Com base nesse relatório é feita uma busca na Central de Leitos para os pacientes que esperam uma vaga e em seguida eles são encaminhados ao hospital. O relatório é enviado à Central duas vezes por dia. ?Assim conseguimos ver onde há leitos disponíveis e encaminhamos os pacientes para serem atendidos?, conta o diretor da Regional de Saúde, Jorge Tranin.
Este censo já é feito em Cascavel há mais de um ano e de lá para cá houve uma queda drástica na fila de espera e uma melhoria no atendimento dos pacientes. ?Com essa auditoria descobrimos que os hospitais não estavam usando todos os leitos ou internavam pacientes de atendimento de alta complexidade, que são os mais caros, sobrecarregando os leitos e tornando indisponíveis mais vagas para quem precisa da emergência?, alerta Tranin.
Essa auditoria é feita por doze médicos que visitam os leitos todos os dias, notificando onde está o tratamento dos pacientes e a oferta de vagas nos leitos.
Para o diretor da 10a Regional de Saúde, os municípios podem melhorar ainda mais o atendimento de emergência nos grandes hospitais se cuidarem mais da atenção básica. Para ele, atendimentos de baixa complexidade, como clínicos e pequenas cirurgias, devem ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde ou pelo Programa Saúde da Família. ?Para não sobrecarregar o sistema de alta complexidade e ter um atendimento mais humanizado, devemos mudar o perfil de atendimento dos pacientes?, avisa Tranin.