A Secretaria Municipal do Meio Ambiente iniciou mutirão para limpar túmulos, cortar grama e podar árvores dos cemitérios Santa Cândida e Água Verde. "Fizemos um levantamento detalhado da situação de todas as unidades e constatamos a necessidade de uma força-tarefa nestes dois cemitérios, que ficaram um bom tempo sem a manutenção adequada", explica o diretor do departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Walmor Trentini.
No Santa Cândida, o trabalho estará concluído nesta segunda-feira, quando então começa a limpeza e roçada no Cemitério Água Verde. Fundado em 1957, o Cemitério Santa Cândida é o maior do município, com 132.299 metros quadrados. São 8 mil túmulos e 500 gavetas.
O Cemitério Água Verde é o segundo maior. Foi fundado em 1888 e conta com 97.827 metros quadrados e 11.300 túmulos. Para este, além da limpeza e corte de grama, também está prevista colocação de grades em alguns locais e reparos nas instalações elétrica e hidráulica. O trabalho deverá ser concluído em dez dias.
O Cemitério Municipal (S. Francisco de Paula), o mais antigo de Curitiba, de 1854, e o Cemitério do Boqueirão, o menor, fundado em 1950, estão com a manutenção em dia. "Estamos readequando os quadros dos próprios cemitérios para garantir a manutenção constante em todos, sem a necessidade de realizar mutirões como estes", explicou Trentini.