O Cemitério Municipal do Boqueirão vai oferecer 1.800 novas gavetas destinadas ao sepultamento de pessoas indigentes ou carentes, graças à aquisição de uma área vizinha com 2,4 mil metros quadrados. O município negociou a desapropriação do terreno no valor de R$ 206,4 mil, e a implantação dos jazigos já começou.
Segundo o diretor do departamento de serviços especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Walmor Trentini, a ampliação do cemitério do Boqueirão vai melhorar as condições de atendimento às famílias de menor renda da cidade.
As gavetas para sepultamento, agrupadas em blocos de até quatro jazigos, poderão ser utilizadas por um prazo máximo de três anos. Nesse período os familiares poderão adquirir lotes para transferência, e as gavetas serão liberadas para novos sepultamentos.
O município oferece locais para sepultamento de pessoas carentes e indigentes em três cemitérios: do Boqueirão, do Santa Cândida, e no Parque São Pedro, em São José dos Pinhais. A ampliação do cemitério do Boqueirão vai fazer frente à demanda dos próximos dois anos, já que a média anual é de mil sepultamentos de pessoas nessas condições.
Para a compra do terreno, o prefeito Beto Richa encaminhou à Câmara de Vereadores proposição de crédito adicional. Os vereadores aprovaram a lei número 11.597 que autoriza o crédito, já foi sancionada pelo prefeito em exercício Luciano Ducci.