O presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Marcos Mazoni, assinou na última segunda-feira (24), na Espanha, um acordo com representantes governamentais de diversos países e entidades não-governamentais, para a criação de um observatório ibero-americano para o conhecimento livre, cujo principal objetivo é expandir informações sobre o uso de tecnologia e promover o intercâmbio de iniciativas nessa área, especialmente sobre o uso e desenvolvimento do software livre.
O acordo foi assinado durante a abertura do Encontro Internacional sobre Conhecimento Livre e da II Conferência Internacional de Software Livre, que acontece na cidade de Mérida, na Província de Extremadura (Espanha). No final da tarde desta terça-feira (25) o presidente da Celepar fez palestra sobre a experiência paranaense no uso e na aplicação do software livre, em especial sobre os sistemas desenvolvidos pela Celepar para o Governo do Paraná.
Além do Governo do Paraná, assinaram o acordo de cooperação para a disseminação do conhecimento livre os representantes dos governos de Extremadura (Espanha), Argentina, Uruguai (Junta Departamental de San Jose), República Dominicana, Ministério da Ciência e Tecnologia da Venezuela, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Local e Regional da Colômbia, Escritório de Cooperação Internacional do Peru e governos do México e do Panamá.
Na Espanha, o presidente da Celepar está negociando um acordo entre os governo do Paraná e da Província de Extremadura para troca de tecnologia de informação na área educacional. Apesar de ser uma das regiões mais pobres da Espanha, Extremadura é conhecida por seu alto nível de desenvolvimento de sistemas educacionais baseados em software de código aberto. Recentemente uma equipe daquela província esteve no Paraná para conhecer os sistemas desenvolvidos pela Celepar, oportunidade em ficou acertado o acordo de cooperação.