Fracassou a tentativa do Itamaraty de tornar a solenidade de entrega da Ordem de Rio Branco numa festa de celebridades da mídia. Os famosos agraciados neste ano não compareceram na quarta ao Ministério das Relações Exteriores para receber as medalhas da mais importante comenda da diplomacia. Restaram, então, os ?ilustres? de sempre – ministros, deputados, juízes, senadores e militares.
Os organizadores da solenidade que marcaria a ?diversidade cultural do País?, no linguajar dos diplomatas, ficaram decepcionados com a ausência dos senhores Jessé Gomes da Silva Filho (Zeca Pagodinho), Senor Abravanel (Silvio Santos) e Romário de Souza Faria (Romário). Zeca Pagodinho e Romário foram agraciados no grau Oficial. Já Silvio Santos como Comendador.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou pessoalmente medalhas Grã-Cruz, o grau máximo, ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), ao governador da Bahia, Jacques Wagner (PT), e aos ministros Franklin Martins (Comunicação Social), Marta Suplicy (Turismo) e Miguel Jorge (Desenvolvimento). Também receberam a comenda Grã-Cruz os comandantes das Forças Armadas e os ministros do Supremo Tribunal Federal Eros Grau e Cármen Lúcia Rocha.