Fomentar uma reflexão interdisciplinar na comunidade acadêmica nacional sobre as relações e interações entre a tecnologia e a sociedade. Este é o principal objetivo do Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, que acontece de 7 a 10 de novembro no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), em Curitiba. O evento vai reunir professores e alunos das atividades de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE) do Cefet, bem como conceituados pesquisadores de diversas universidades brasileiras.

continua após a publicidade

De acordo com a coordenadora do evento e professora do PPGTE, Laíze Márcia Porto Alegre, o simpósio possibilita uma ampla discussão sobre as transformações tecnológicas e a constituição da sociedade do conhecimento, além de discutir as questões éticas e estéticas pela tecnologia presente na mídia, arte, economia e meio ambiente. ?Esse debate busca romper com o determinismo tecnológico, enfatizando as múltiplas faces da tecnologia na sociedade.?

Serão apresentados 147 trabalhos desenvolvidos em diversas instituições brasileiras em nove áreas: Gênero, Tecnologia e Sociedade; Trabalho, Educação e Tecnologia; História da Tecnologia e da Educação Profissional; Gestão do Conhecimento Tecnológico; Gestão da Inovação; Desenvolvimento Sustentável; Arte, Mídia e Tecnologia; Tecnologia na aprendizagem humana e nas instituições de ensino; e Design, Cultura e Comunicação. A pesquisa do mestre em sistemas de informação, Alessandro Kraemer, é um dos 19 trabalhos selecionados na área de Gestão da Inovação para o Simpósio.

continua após a publicidade