A Caixa Econômica Federal lançou nesta segunda-feira licitação para contratar prestadoras de serviços a casas lotéricas em todo o país. As licitações, na modalidade de pregão, destinam-se ao fornecimento de 25 mil equipamentos para captura de transações lotéricas e não-lotéricas, incluindo serviços de instalação, manutenção e assistência técnica.
A licitação, no valor estimado de R$ 43,4 milhões, é a primeira de uma série de quatro, agendadas até o dia 31. O primeiro serviço licitado é de guarda, transporte e distribuição de suprimentos como volantes, bobinas e bilhetes das loterias Federal e instantânea.
A área responsável pelo processo de licitação, a Superintendência Nacional de Recursos Materiais (Sumat), prevê a contratação de serviços para fornecimento e abastecimento de 9 mil unidades lotéricas.
De acordo com a Caixa, a empresa vencedora será contratada por 36 meses. "Nesses novos contratos de prestação de serviços serão definidos custos fixos para a instituição, diferente do modelo atual, em que o valor pago à contratada é proporcional à quantidade de transações realizadas".
A Caixa informou que, encerrada a etapa dos pregões, com vencedores homologados e os contratos assinados, começa o processo de internalização da inteligência do negócio de loterias pela instituição e a gestão de fornecimento de insumos e serviços também pelo banco.
No mês de maio, vence o contrato da atual prestadora de serviço a empresa Gtech, que detém o monopólio desses serviços. Segundo a Caixa "a Gtech continuará prestando todos os serviços por um período de 12 meses, prazo previsto para a migração completa dos 22 mil terminais e demais serviços prestados". Para o período de transição, a Gtech terá condições estabelecidas e negociadas após a realização dos pregões, a partir de 1º de fevereiro.