O movimento de comercialização das Ceasas do Paraná deverá superar em 4% se comparado a 2004. O volume de negociações nas cinco unidades da empresa no Estado ? Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu – até a terceira semana de dezembro deste ano chegou a 1,14 milhão de toneladas de hortigranjeiros.
Segundo a diretoria da Ceasa Paraná todos os mercados atacadistas apresentaram evolução nas médias mensais de comercialização. ?Verificamos que o crescimento das vendas aconteceram em todas as áreas, do mercado do produtor, passando pelo atacadistas, e ainda junto ao mercado de flores. Isso se deve ao bom desempenho do setor que continua empenhado em melhorar e modernizar as suas atividades?, disse Jane Elizabeth Karpeski Setenareski, diretora presidente da Ceasa Paraná.
Os programas desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura e do Abastecimento e coordenados pelas empresas vinculadas ao sistema colaboraram para o aumento da comercialização. Segundo a diretora presidente da Ceasa, a campanha paranaense de rotulagem e embalagem é um destes exemplos que auxiliaram no aumento das vendas. ?Além da maior visibilidade ao agricultor, com a identificação do seu produto, a campanha de rotulagem tem ajudado a diminuir os desperdícios de alimentos e acréscimo nos ganhos dos comerciantes?, avaliou Jane Elizabeth.
A diretora presidente da Ceasa Paraná lembrou ainda que esse trabalho, desenvolvido com a coordenação da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, atende também a função principal da empresa que é ?promover o abastecimento com segurança alimentar de hortigranjeiros nos grandes centros populacionais. As Ceasas têm um importante papel nesse sentido, pois garantem ao consumidor hortigranjeiros de boa qualidade o ano todo?, afirmou Jane Elizabeth, explicando que para o consumidor a identificação daquilo que se está comprando ficou mais fácil. ?É uma questão de confiabilidade na origem do produto. A rotulagem auxilia a identificar e rastrear a procedência do hortigranjeiro?, afirmou.
