Já estão em fase de conclusão os trabalhos de terraplanagem e arruamento das instalações da nova unidade das Centrais de Abastecimento do Paraná, a Ceasa Ivaiporã e do Vale do Ivaí, na região central do Estado. O novo mercado atacadista de hortigranjeiros e de produtos orgânicos deverá começar a operar no início do próximo ano.

continua após a publicidade

O local a ser ocupado utilizará as instalações do armazém do IBC (Instituto Brasileiro do Café) que estava desativado. Um convênio entre os governos federal e estadual, além da Prefeitura de Ivaiporã, viabilizou a instalação da Ceasa em Ivaiporã. ?É uma região que tem forte tendência agrícola, com pequenos e médios produtores se especializando na agricultura familiar e na agroindústria?, diz Jane Elisabeth Kasperski Setenareski, diretora-presidente da Ceasa Paraná, lembrando ainda que a instalação da unidade seguirá também ?as novas orientações do governo do Paraná, em dinamizar o processo da produção de orgânicos no Estado?.

Outra alternativa que está sendo implantada na região é um consórcio de prefeituras da microrregião do Vale do Ivaí, que envolve além de Ivaiporã outros 14 municípios – Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Godoy Moreira, Grandes Rios, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Manoel Ribas, Nova Tebas, Rio Branco do Ivaí, Rosário, do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí.

Esse consórcio, através das respectivas secretarias municipais de agricultura, será responsável em executar políticas de desenvolvimento no setor da produção e comercialização de hortigranjeiros, flores, plantas ornamentais e forrageiras. ?Pela vocação do sistema produtivo, o Vale do Ivaí pode também agregar este tipo de economia ajudando desta forma a melhorar o padrão sócio-econômico da própria região?, afirma Jane Elisabeth. Além disso, diz ele, a Ceasa de Ivaiporã auxiliará ainda na comercialização e no abastecimento alimentar do Estado, promovendo o intercâmbio com as outras cinco unidades atacadistas – Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.

continua após a publicidade

Utilizando recursos próprios, a Ceasa Paraná também está fazendo trabalhos de adaptação no armazém do IBC, que abrigará a Ceasa Ivaiporã. Segundo o diretor administrativo financeiro da empresa, Edson Carlos Bernardelli, as obras visam adaptar melhor o espaço existente, deixando-o compatível com a estrutura dos atacados para o comércio de hortigranjeiros.

?Serão dois pavilhões para o atacado, que terão áreas para 39 boxes para os atacadistas. Já o pavilhão de produtos regionais e orgânicos contará com espaços próprios para 34 boxes. Para o comércio direto do agricultores, as chamadas ?pedras?, serão destinados outras 46 áreas, também cobertas, e com amplo estacionamento?, explica Edson Carlos Bernardelli. A nova Ceasa em Ivaiporã terá uma área de 6.500 metros quadrados.

continua após a publicidade