CCJ da Câmara analisará proposta sobre idade penal

Apesar de ser contra a discussão separada sobre a redução da maioridade penal, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), teve de cumprir o regimento interno e desarquivou hoje a emenda à Constituição de autoria do deputado Alberto Fraga (PFL-DF) sobre o tema. Com isso, o projeto será agora apreciado pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ).

Como autor da emenda, Fraga tinha direito ao desarquivamento, desde que fosse pedido por ele próprio. O projeto de Fraga prevê que menores infratores, independentemente da idade, sejam submetidos a uma comissão de peritos encarregados de decidir se, de acordo com o crime cometido, eles devem cumprir as mesmas condenações dos adultos ou se ficam sujeitos às punições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O pedido de Fraga desencadeou o desarquivamento de outra emenda constitucional, de Benedito Domingos (PP-DF), hoje deputado distrital, que tinha sido anexada à do deputado do PFL. A proposta reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Depois de passarem pela CCJ, as duas emendas constitucionais serão analisadas por uma comissão especial para tratar especificamente deste tema.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo