CCJ aprova utilização das Forças Armadas no combate ao crime

Brasília – A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, relatório do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) favorável ao projeto de lei do senador César Borges (PFL-BA) que estabelece novas atribuições para as Forças Armadas de forma que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica cooperem com os órgãos federais de segurança pública no combate ao crime organizado. A matéria segue para análise da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmou que a proposta, que altera a lei complementar sobre a organização das Forças Armadas, leva em conta uma concepção moderna do papel institucional das Forças Armadas. Ele anunciou que a proposta está sendo bem recebida pelos militares, já que o projeto contou com colaboração ativa de membros do Executivo.

Para o senador Demostenes Torres (PFL-GO) a aprovação do projeto representa o início de uma reação na área de segurança pública, que precisa de uma política nacional. Ele acredita que é um erro afirmar que as Forças Armadas não têm papel na segurança pública por não ter formação específica para isso.

As informações são da Agência Senado

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo