A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu nesta sexta-feira (15) um presente de Natal antecipado aos clubes e, em seu Regulamento Geral das Competições de 2007, decidiu que as agremiações punidas com a perda de mando de campo poderão atuar em seus estádios, mas sem a presença de torcedores. A medida será aplicada a partir da Copa do Brasil e as equipes com punições a cumprir aguardarão uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para saber se serão beneficiadas com a nova lei.

continua após a publicidade

Neste ano, por exemplo, o Grêmio, após uma demonstração de vandalismo de sua torcida, no clássico contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro, precisou atuar por três vezes fora do Estádio Olímpico. O time optou pelo Centenário, em Caxias do Sul.

O Departamento Técnico da CBF realizou a mudança porque o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) delega à entidade o poder de decidir sobre o local de realização das partidas do clube punido.

Ao STJD compete apenas aplicar a pena por perdas de mando de campo. O presidente do tribunal, Rubens Approbato, vai analisar se a nova determinação também será aplicada aos clubes punidos durante a vigência da outra redação do regulamento.

continua após a publicidade

Entre as novidades do documento constam as proibições de montagem de arquibancadas temporárias nos estádios e desenhos decorativos no campo alusivos a símbolos, escudos ou mensagens. As faixas transversais ou longitudinais nos gramados continuam permitidas.