O cavaleiro Rodrigo Pessoa, ouro na prova de saltos na Olimpíada de Atenas (2004), anunciou que não irá disputar os Jogos Pan-americanos Rio 2007, porque discorda dos critérios de classificação. Inicialmente, as cinco vagas da disputa (quatro titulares e um reserva) seriam preenchidas de acordo com as colocações em concursos internacionais.
Entre os 20 melhores do mundo, Rodrigo Pessoa e Bernardo Rezende Alves estavam pré-convocados. Mas o presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Maurício Manfredi, no cargo há duas semanas, decidiu que as três vagas restantes seriam disputadas em duas seletivas, no Brasil, em benefício dos cavaleiros que não têm condições de competir fora do País.
Por não concordar com essa divisão, Rodrigo abriu mão da vaga. "Como sempre, todo mundo reclama por vagas no Brasil. Então vou dar a minha vaga", afirmou ao canal SporTV. "Comigo não tem panelinha. Eu quero ir com os melhores competidores", disse. "O que acho mais frustrante são os brasileiros que moram no Brasil chamarem de estrangeiros os que moram no exterior.