São Paulo – O cavaleiro brasileiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, viajou para Atenas, na Grécia, para acelerar os procedimentos legais que visam sua naturalização como grego. As agências internacionais divulgaram nesta quarta-feira a notícia, atribuindo a informação à Federação Eqüestre da Grécia.
Acompanhado da mulher, Athina Onassis, herdeira do lendário armador grego Aristóteles Onassis, Doda esteve na sede da Federação onde entregou um pedido de naturalização no esporte, o que lhe daria o direito de participar de todas as competições internacionais pela Grécia.
Doda, integrante da equipe brasileira de saltos que ganhou as duas medalhas de bronze por equipe no hipismo, nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e de Sydney (2000), já disputaria pela Grécia o Mundial de Aachen, na Alemanha, de 20 de agosto a 3 de setembro. O marido da grega Athina Onassis também disputaria os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, pela Grécia.
No hipismo, as regras permitem que o cavaleiro mude de seleção diante de nova cidadania. Assim, a norte-americana Keri Potter, mulher do campeão olímpico Rodrigo Pessoa, naturalizada brasileira, compete pelo País. Rodrigo anunciou que passará a ser cavaleiro da equipe AMG – La Silla. O grupo tem o patrocínio da Mercedes-Benz e do La Silla, haras do criador mexicano Alfonso Romo. Rodrigo também assinou com a Embraer para 2006.