O trabalho integrado entre as três esferas de governo e o setor turístico levou as Cataratas do Iguaçu, no Oeste do Paraná, a bater o recorde de visitação de quase 20 anos. A avaliação é do secretário estadual de Turismo, Celso Caron, ao comentar as 1.084.239 visitas que o Parque Nacional do Iguaçu recebeu em 2005. Foram 34 visitas a mais do que a sua melhor marca registrada em 1987. O recorde foi anunciado neste sábado (31) pelo Ibama, que controla a bilheteria do parque desde 1980.

continua após a publicidade

?Foz do Iguaçu é um dos principais ícones do turismo brasileiro e os números vêm crescendo anualmente. Ao mesmo tempo em que as Cataratas do Iguaçu registram esse expressivo número de visitantes, Foz também está atingindo a marca dos 200 mil turistas europeus?, disse Celso Caron.

Segundo Caron, tudo isso se deve a um trabalho bem sucedido, que está sendo feito em conjunto entre os órgãos públicos e o empresariado de Foz do Iguaçu. ?Só neste ano, a Secretaria de Estado do Turismo participou de 32 eventos, sendo 11 internacionais e 21 nacionais, em parceria com a Embratur e o Ministério do Turismo, e sempre com Foz do Iguaçu?.

Foz do Iguaçu conseguiu superar a casa de um milhão de turistas em três ocasiões: 2005, 1987 e 1986 – neste último foram 1.061.052 visitas. Só para ilustrar a grandiosidade dos números basta lembrar que um tempo atrás, em 2002, o parque recebeu 645 mil turistas. Isso significa um salto de 67% em três anos. O movimento de 2005 significa um aumento de 10,5% em relação ao fluxo de 2004, quando 980 mil visitaram o parque.

continua após a publicidade

As Cataratas do Iguaçu se destacam ainda nos novos produtos e campanhas de divulgação nacional e internacional de órgãos federais e de empresas privadas. As cataratas vão estampar a campanha da Embratur e terão dois milhões de cartões telefônicos que serão comercializados neste mês de janeiro.

As cataratas estarão, pela segunda vez, o leque de peças publicitárias da campanha ?Vire Fã do Brasil?, promovida pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). O material, por iniciativa do Ministério do Turismo, tem como meta a promoção dos ícones turísticos do país em alguns mercados da América do Sul, Estados Unidos e Europa.

continua após a publicidade

A campanha se inicia em janeiro e vai até maio. A peça das Cataratas tem a foto das cachoeiras de fundo e, em primeiro plano, mais um fã do Brasil, Tony Perez, da Espanha. O investimento será, em cada um dos mercados, de US$ 830 mil.